Gallery

Mostrando postagens com marcador Conasems. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Conasems. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Congresso de Secretarias Municipais de Saúde reúne 1,5 milhão de assinaturas para pedir recursos para a área

O 29º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde terminou na manhã de hoje (10) com o ato político feito pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – Saúde + 10. O movimento reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas para pedir ao Congresso a aprovação de projeto de lei de iniciativa popular que vai garantir o repasse de 10% da receita corrente bruta da União para a saúde.
“Os 10% das receitas públicas para a saúde vai garantir o acesso à integridade, à qualidade e à saúde a todos”, diz o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Figueiredo Nardi.
O objetivo do evento foi garantir a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para marcar a data da votação do projeto. Ele se comprometeu a receber no dia 5 de agosto representantes do movimento. “Vou receber de forma significativa o documento que vai se tornar pauta prioritária do país”.
Cerca de 5 mil gestores municipais, estaduais e federais, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde de todo o país participaram do evento e usaram cartazes que pediram melhorias na saúde pública.
O prefeito de Petrópolis (RJ), Rubens Monteiro, entregou para o presidente do Conasems um documento com 1.500 assinaturas pedindo a aprovação do projeto de lei de iniciativa popular. “Hoje nós estamos sendo as vozes de milhares de brasileiros que se encontram nas filas dos hospitais, aguardando por vagas, aguardando por exames. Nós sabemos, como gestores municipais, que os recursos que foram de alguma maneira faturados não são suficientes para responder toda a demanda”.
FONTE: Agência Brasil

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Provab é esperança para contratação de médicos em municípios pobres













O Provab (Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica) surgiu em 2011 da necessidade de provimento e fixação de profissionais em áreas de maior vulnerabilidade. A exemplo do que ocorre em vários países, médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas recém-formados estão recebendo incentivos para trabalharem nessas localidades. Na primeira edição do Programa, foram contratados 603 profissionais – 381 médicos, 112 enfermeiros e 110 cirurgiões-dentistas.

Em sua segunda edição, o Provab busca apenas a contratação de profissionais médicosprevê o pagamento de bolsa federal para o profissional, no valor de R$ 8 mil mensais, atividade supervisionada por uma instituição de ensino e ainda a obrigatoriedade de curso de pós-graduação prático-teórico com 12 meses de duração. Para os profissionais bem avaliados, o Provab 2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a resolução 09/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

As inscrições de médicos para a segunda edição do Provab  vão até a próxima terça-feira, 5 de fevereiro. Até ontem, 29 de janeiro, 5.539 profissionais já tinham confirmado a participação. Os profissionais interessados devem fazer a adesão pela internet, acessando o endereço eletrônico http://provab2013.saude.gov.br. 

O Provab também traz uma série de vantagens aos município que aderirem ao Programa:

1- A Bolsa/Salário paga pelo Ministério da Saúde, diretamente ao profissional, desincumbe o município da contratação/pagamento deste profissional, de todos os encargos trabalhistas/legais, além de não ser contabilizado para fins da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF.
2- Os municípios têm sido acompanhados e cobrados pelos órgãos de controle interno/externo para que os profissionais cumpram carga horária estabelecida. No caso do Provab, há a obrigatoriedade do cumprimento da carga horária integral, de 40 h/semanais;
3- O acordado entre o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e o Ministério da Saúde é de que o município que aderir ao Provab e receber o profissional médico em uma de suas Equipes de Saúde da Família (ESF) fará jus a incentivo no valor de R$10.695,00, para a ESF de atuação do profissional (equivalente a Modalidade I), independente da população maior ou menor de 30 mil habitantes, IDH, etc., pois o Provab caracterizará uma nova modalidade de ESF. A novidade é que o MS pagará diretamente ao profissional a Bolsa/Salário de R$8.000,00 e repassará ao município o incentivo de R$ 2.695,00 para a ESF.
4- O profissional do Provab cursará uma Especialização em Atenção Básica a distancia e será supervisionado por uma Instituição de Ensino Superior, isso certamente qualificará o trabalho não só do profissional médico e sim de toda a ESF.
5- O profissional médico do Provab também adere ao programa, isso significa que o trabalhador atuará no município por vontade própria/escolha, o que indica e implica na concordância com os critérios e regras propostos pelo Provab.
Avaliadas as considerações acima, veremos que é vantagem, sim, a adesão ao Provab, se houver no município a necessidade de médicos e vagas disponíveis em suas ESF's.
Recaptulando: o Provab é uma proposta de provimento do trabalhador médico, com cumprimento de carga horária integral de 40 horas e supervisão permanente, presencial e virtual; o profissional PROVAB será um bolsista do MS e não se enquadra na LRF, pois o município não é a fonte pagadora direta; além dos R$ 8.000,00 pagos pelo MS diretamente ao profissional, haverá o repasse de R$ 2.695,00 de incentivo para à ESF; mesmo que haja a necessidade do município complementar – o que já faz normalmente – ele terá uma equipe de atuação nova, devido a presença deste novo elemento, que estará o dia todo na unidade com a finalidade precípua de atuar na ESF, de acordo com os princípios da Atenção Básica.
O Provab, portanto, oferece uma oportunidade única para a captação de profissionais médicos por municípios pobres de todo o Brasil.
FONTE: Agência Saúde/Conasems

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Conasems: FNS iniciou repasses da competência de dezembro

FNS iniciou o repasse do PAB, PMAQ, RequalificaUBS e MAC - competência de dezembro

CONASEMS

Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) informou através da página institucional da entidade no Facebook que o Fundo Nacional de Saúde iniciou nesta sexta-feira (28) o repasse do PAB (fixo e variável), PMAQ, RequalificaUBS e o MAC – Competência de dezembro.

"Conforme solicitado pelo COSEMS BAHIA durante a penúltima reunião da CIT do ano de 2012 e acordado pelo Conasems com secretário Helvécio Magalhães e com o diretor da Atenção Básica, Heider Aurélio Pinto, o repasse foi antecipado com objetivo de que todos os Secretários Municipais de Saúde fechem as suas contas ainda este ano", diz o comunicado.

De acordo com o Conasems, o secretário Helvécio Miranda explica que o “Ministério só não fez o repasse antes por conta do fluxo financeiro do Tesouro Nacional, que enviou o recurso para o Fundo Nacional na manhã desta sexta-feira”.

"Estamos acompanhando pessoalmente todos os repasses", esclarece o secretário executivo do Conasems, José Enio Servilha.


FONTE: página do  Conasems no Facebbok