Gallery

Mostrando postagens com marcador Juazeiro do Norte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Juazeiro do Norte. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Professores de Juazeiro reconquistam perdas salariais; greve termina

Professora juazeirense Antônia Lucimeire Oliveira,
cujo pranto se tornou símbolo da indignação
dos brasileiros com a gestão municipal
de Juazeiro do Norte nas redes sociais
Professores da rede pública e a administração municipal de Juazeiro do Norte (CE) fecharam acordo na tarde desta sexta-feira (28), pondo fim a três semanas de paralisação na educação do município.

Os professores juazeirenses deflagraram movimento paredista após aprovação na Câmara Municipal de projeto de lei que modificava o Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, resultando em perdas salariais da ordem de 40%, mediante o corte de gratificações dos docentes.

A mediação do Ministério Público, na pessoa da promotora Alessandra Magda Ribeiro, foi fundamental para o avanço das negociações.

Projeto do Prefeito Raimundo Macedo revertendo as alterações no PCCR será encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias.

No último dia 18, moradores de Juazeiro encurralaram o prefeito por horas dentro de uma agência bancária. Eles reivindicavam a derrubada do projeto.

Com informações do Jornal O Povo e da Prefeitura de Juazeiro do Norte

terça-feira, 18 de junho de 2013

Raimundão deixa cerco após cincos horas


O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, deixou agora há pouco o cerco que manifestantes fizeram nesta terça-feira (18), em uma agência do Banco do Brasil.
O prefeito entrou na agência bancária para fugir dos manifestantes. Foto: José Maria Melo
Segundo informações do jornal Diário do Nordeste, a Polícia fez um cordão de isolamento e o prefeito saiu pela porta da frente do banco. Cerca de 200 manifestantes estavam no local no momento da saída.
Raimundo Macedo ficou mais de 5 horas dentro da agência bancária, depois que manifestantes cercaram o banco, em protesto na cidade que envolveu 8 mil pessoas.
FONTE: Redação Web/Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte-CE: PM leva carro forte para resgatar Raimundão

A Polícia Militar levou um carro forte para a frente do Banco do Brasil. O objetivo era retirar o prefeito Raimundo Macedo de dentro do banco direto para o veículo. Após uma avaliação da situação sobre o resgate do prefeito de Juazeiro, o Tenente Rosendo, que comanda a operação, desaconselhou Raimundão deixar as dependências do BB por falta de garantias. Há uma revolta generalizada do povo contra a sua administração e os populares exigem a sua renúncia imediata. Nas ruas, a PM temeu que se Raimundão fosse levado para o carro forte haveria risco dele ser linchado ou o carro forte ser incendiado.

A Polícia Militar levou um carro forte para
a frente do Banco do Brasil.
(Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)
Ao surgir a informação de que o prefeito Raimundão já estava dentro do carro forte, o veículo foi cercado por dezenas de populares que impediram seu deslocamento. Mais de 200 policiais continuam na frente do Banco do Brasil barrando que os manifestantes invadam a instituição bancária. A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Mazé dos Santos , temendo pelo desfecho pior fez um apelo para que todos os populares deixem Raimundão ir embora. Mas, quem participa do protesto organizado pelo movimento #ForaRaimundão insiste em permanecer e impedir que o prefeito Raimundão saia do Banco do Brasil.

O clima continua tenso. E a PM temendo pela vida de Raimundão pediu reforço ao batalhão do Crato. O fato já foi comunicado ao secretário de Segurança, Francisco Bezerra, que de Fortaleza auxilia para que tudo termine em bem.

Populares do movimento #FORARAIMUNDÃO
prometem não arredar o pé da frente do Banco do Brasil.
(Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)
Capitão Agra: " Revolta popular impede resgate de Raimundão do Banco do Brasil"

Sitiado dentro do Banco do Brasil na rua São Francisco S/N, no centro de Juazeiro, o prefeito Raimundo Macedo demonstra inconformismo com sua situação. Quer sair de qualquer jeito, mas se recusa a entrar novamente carro forte colocado à sua disposição por segurança na porta da agência. Exige deixar a instituição bancária pela porta da frente. O comandante da Polícia Militar de Juazeiro, Capitão Agra, ciente do ambiente tenso que vive Juazeiro,neste momento, se deslocou até o local e concedeu uma entrevista na porta do BB. Lá, declarou que " não há condições de resgatar Raimundão, diante da revolta popular instalada na cidade com o prefeito de Juazeiro". A ordem dele foi clara: manter Raimundão recolhido e longe dos manifestantes dentro do banco até que a mobilização esvazie independente da hora em que isso aconteça.

Prefeito ainda está refugiado na agência do Banco do Brasil.
(Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)
O problema é que os populares do movimento #FORARAIMUNDÃO prometem não arredar o pé da frente do Banco do Brasil. E já se consideram vitoriosos, pois ao manterem Raimundão preso dentro do BB impediram que ele participasse da abertura da festa do Juáforró que estava marcada para às 19horas. Entre os principais assessores da administração municipal já há quem inclusive defenda o cancelamento do show da banda Aviões do Forró temendo manifestações contrárias dos professores e da população que não aceita os altos custos investidos nesse evento - superiores a R$ 2 milhões.

Atualização (20h50)

O prefeito ainda está na agência do Banco do Brasil e os manifestantes também estão do lado de fora, e dizem que não sairão de lá enquanto o mesmo não sair. Muitos policiais estão na frente da agência.

Fonte: Ceará News 7/ Miséria.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dez milhões de eleitores passam este ano pelo recadastramento biométrico em mais de 300 municípios


Eleitores crateuenses farão recadastramento biométrico este ano
FOTO: Agência Brasil
Mais de 300 municípios de 14 estados e do Distrito Federal, incluindo nove capitais, iniciam este ano o recadastramento biométrico de quase 10 milhões de eleitores, que votarão por esse sistema nas eleições de 2014. Além de Brasília, eleitores de oito capitais vão se recadastrar em 2013 pelo sistema biométrico: Boa Vista, Rio Branco, Macapá, Palmas, Teresina, São Luís, João Pessoa e Recife. A expectativa da Justiça Eleitoral é que, até 2018, o sistema esteja implantado em 100% dos municípios brasileiros.
 No Ceará, o trabalho de revisão biométrica será realizado este ano em sete municípios: Aquiraz (66ª ZE), Juazeiro do Norte (28ª e 119ª ZEs), Crateús (20ª ZE, que inclui o município de Ipaporanga) e Sobral (24ª e 121ª ZEs, englobando os municípios de Alcântaras e Forquilha).
A partir de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) disponibilizará em seu site um sistema de agendamento dos eleitores que votam nos municípios programados para fazer o recadastramento biométrico, a fim de agilizar os trabalhos e facilitar o acesso dos eleitores aos cartórios eleitorais.
O TRE-CE espera cadastrar através do sistema biométrico, em 2013, mais 7,04% do eleitorado cearense, o que representa hoje 436.113 eleitores nos sete municípios. Atualmente, só o município de Eusébio tem os seus eleitores cadastrados biometricamente. Ou seja, apenas 0,49% (30.318 eleitores) do total do eleitorado no Estado do Ceará, que soma hoje 6.192.371 eleitores.
Considerada uma tecnologia mais segura, a biometria tem como objetivo habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais organizados pela Justiça Eleitoral.
Até as eleições do ano passado, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do país já tinham usado a nova tecnologia. Apenas dois estados – Sergipe e Alagoas – já tiveram 100% do eleitorado recadastrado. De acordo com o TSE, no ano que vem, a medida, deve alcançar mais 18 milhões de eleitores de municípios de 25 estados e do Distrito Federal.
Somente o estado do Amazonas ainda não aparece na lista do TSE. A novidade torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do cidadão, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
FONTE: Karine Melo, da Agência Brasil/TRE-CE

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Família denuncia morte de homem após medicação no Ceará


A família do aposentado Raimundo Félix, de 63 anos, denuncia que ele morreu depois de receber uma medicação errada no Hospital Municipal Tasso Jereissati, em Juazeiro do Norte. De acordo com a irmã da vítima, Raimunda Félix, ele sofria de asma, teve uma crise e procurou o hospital na quinta-feira (21). No atendimento, segundo a família, ele tomou uma injeção que não poderia ter sido prescrita e faleceu.

A direção do hospital afirmou que vai apurar o caso. A irmã da vítima disse que o aposentado sempre que tinha crise buscava atendimento no hospital e, na semana passada, sofreu um ataque após receber uma medicação na veia. A família afirma que Raimundo Felix não poderia receber injeção de diprospan (dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona), um corticoide. 

“Ele me disse: 'Se eu morrer é porque me deram aquela injeção'. Ele disse só dava certo com aerosol. Se aplicassem injeção nele, o coração dele ficava muito agitado. Uma vez ele tomou injeção e quase morreu”, diz a irmã.

Após o aposentado ter recebido a medicação nessa quinta-feira (21), um dos filhos da vítima, Elianito Souza, foi chamado pelo hospital. Quando chegou ao local, ele diz que não recebeu muitas explicações. “Só falaram que aplicaram a injeção nele, ele passou mal, tentaram reanimá-lo e ele não resistiu. Só falaram isso. A explicação que me deram foi essa. Da mesma forma que aconteceu com o meu pai, pode acontecer com outras pessoas”, afirma.

Segundo Elianito, o médico que atendeu a vítima disse que não lembrava da medicação administrada. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Juazeiro do Norte. O corpo do aposentado foi levado para Instituto Médico Legal para ser feito a perícia. De acordo com o delegado Tenório Brito,  a ocorrência foi registrada e os envolvidos no caso foram ouvidos. O diretor do hospital, Edilberto Macêdo, afirmou que três médicos estavam de plantão e garantiu que não houve demora no atendimento.

Quanto ao uso do medicamento que, segundo a família, a vítima não deveria ter tomado, o diretor disse que vai ser feito um levantamento do histórico do paciente para saber se ele já havia apresentado reação alérgica ao remédio administrado.

FONTE: G1 CE