Gallery

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Suposto médico formado na Argentina tenta emprego ilegal em Castelo (PI) e região

Aproveitando-se da necessidade extrema de profissionais da área da medicina no interior do Piauí, um jovem identificado como Antonio Diego Lima Rodrigues, que se diz formado em medicina por uma universidade da Argentina e que não teve o diploma validado no Brasil, tentou ingressar como médico no serviço de saúde da cidade de Castelo do Piauí, no centro-norte do Estado.


Suposto diploma argentino apresentado por Antonio Diego Lima Rodrigues em Castelo do Piauí e região






















“Ele apareceu aqui dizendo que estava atuando como médico nas cidades vizinhas de São Miguel do Tapuio e Juazeiro e perguntou se a gente não queria que ele também fosse médico na cidade. No entanto, quando verificamos no cadastro do CRM (Conselho Regional de Medicina), descobrimos que ele não estava qualificado para exercer a profissão e reprovamos o pedido”, afirma o prefeito de Castelo do Piauí, José Maia. 
Prefeito de Castelo do Piauí, Zé Maia.

Em Juazeiro e São Miguel do Tapuio, a estratégia foi a mesma. Segundo os secretários de saúde dos municípios, o rapaz procurou os gestores e informou que trabalhava em Castelo do Piauí. Ele se oferecia para ser plantonista nos hospitais dos municípios citados.

Segundo a Secretaria de Saúde de Castelo, o jovem chegou a intervir no processo, dizendo que usaria o cadastro no CRM de outra pessoa para exercer a profissão na cidade.

Procurado, Antonio Diego negou ter feito a proposta e informou que pretendia ser “médico em processo de revalidação de diploma”.

“Estou em processo de revalidação de diploma, por conta de ter cursado medicina em outro país. Dessa forma eu queria exercer a profissão como médico em processo de revalidação de diploma”, disse. 

Entretanto, segundo o CRM, mesmo em processo de validação de diploma, o rapaz não poderia atuar como médico. Caso isso acontecesse, estaria cometendo exercício ilegal de profissão. “Qualquer médico, seja ele formado no Brasil ou no exterior, só pode exercer a profissão quando tiver seu cadastro regularmente feito junto ao CRM”, informou o Conselho. O CRM disse ainda que nenhuma denúncia formal foi feita contra Diego. 

Em seu currículo, deixado na prefeitura de Castelo quando tentava trabalhar no município, Antonio Diego Lima Rodrigues afirma já ter trabalhado como médico duas vezes, uma delas como Médico da Estratégia Saúde da Família, entre outubro de 2012 e abril 2013, na Prefeitura Municipal de Quiterinópolis, no Ceará. O segundo emprego, na mesma cidade e no mesmo período, teria sido como médico plantonista do Hospital e Maternidade Quitéria de Lima.

O jovem afirma ser formado pelo Instituto Universitario de Ciencias de la Salud, na Argentina. O diploma de conclusão do curso foi expedido em 14 de novembro de 2012.

FONTE: Maiscastelo/Portal O Dia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário