Gallery

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Planejamento familiar: vasectomia

É interessante notar que muitos homens brasileiros não se incomodam que suas mulheres façam laqueadura das trompas (uma cirurgia mais invasiva), mas fogem da vasectomia como o diabo da cruz.




Atualmente, além de todas as responsabilidades que a mulher assume na estrutura familiar, no Brasil, é muito comum que ainda pese sobre ela a obrigação de evitar ou não uma gravidez. Por isso, o Ministério da Saúde faz um alerta aos homens brasileiros para os benefícios da vasectomia, cirurgia simples realizada pelo SUS, que interrompe a circulação de espermatozoides, impedindo que a mulher engravide.

Apesar de ser um procedimento extremamente seguro, muitos homens ainda são contra a cirurgia por medo da dor ou de acabar desenvolvendo problemas de ereção. Para esses homens, além da garantia da medicina, vale mostrar depoimentos de outros homens que fizeram a cirurgia e não tiveram qualquer reação. 

Os amigos que já passaram pela experiência insistem que a vida sexual do casal melhora e que, feita a cirurgia, pode-se namorar sem grandes preocupações. De fato, enquanto não se dispõem a fazer a vasectomia, é um drama! Eles não conseguem conduzir a vida sexual de maneira tranquila e agradável.

Uma cirurgia semelhante à vasectomia também é realizada pelo SUS em mulheres: a laqueadura tubária. A laqueadura, no entanto, pode trazer diversos incômodos ao corpo feminino. Por esta razão, o coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, explica que a melhor opção para o casal que não deseja mais ter filhos é a vasectomia. 

”Isso é muito benéfico para as mulheres, porque a laqueadura é um procedimento muito mais invasivo e muito mais delicado. Então, naquelas famílias que estão mais estabilizadas e que os homens já definiram o número de filhos que queriam ter, é muito bem vindo que, nessa negociação do casal, que os homens possam abrir mão sim, e as mulheres possam se preservar e que eles realizem a vasectomia e, com isso, se resolva a questão do planejamento familiar da família”, esclarece o Chakora.

Para realizar a cirurgia de vasectomia, o homem deve ter mais de 25 anos e já ter tido dois ou mais filhos. A cirurgia só é feita três meses depois da primeira consulta. 

FONTE: Blog da Saúde/MS


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário