Gallery

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Nota da Sesa-CE faz alerta sobre ocorrência de mormo em animais



A notificação da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) sobre  a ocorrência de surto de mormo em equinos nos município de Caucaia, Aquiraz e Horizonte provocou o alerta epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa-Ce) aos profissionais de saúde, para o risco da ocorrência da enfermidade em humanos. Doença sem registro de casos em humanos no Brasil, o mormo registrou casos em cavalos, burros e mulas em 14 estados e no Distrito Federal nos últimos dez anos. A Nota Técnica da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom) reforça as medidas de prevenção e controle da doença e lembra que o mormo em humanos é doença de notificação compulsória imediata às vigilâncias epidemiológicas municipais e estadual.

O Mormo é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei e que acomete primariamente os equídeos (cavalos, burros e mulas), embora outros animais cães, gatos e cabras possam ser infectados. A infecção humana, embora rara, pode ser adquirida através do contacto próximo com animais infectados ou após exposição acidental em laboratórios.

Doença foi considerada extinta no país, porém em 1999 foi relatada em equídeos, na Zona da Mata Nordestina. Segundo a SVS/MS, nos últimos dez anos foram notificadas epizootias da doença em equinos nos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Distrito Federal, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Não há registros de casos em humanos no Brasil.


FONTE: Sesa-CE
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário