Gallery

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Tabagismo: Imagens fortes de advertência continuam nos maços de cigarro

O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Foto: Divulgação


As imagens de advertência nos maços de cigarro deverão continuar sendo incluídas nos produtos fabricados pela Souza Cruz. A decisão foi tomada em julgamento no Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro após recurso movido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência recorreu da decisão que liberava a Souza Cruz de adotar seis das dez novas advertências, já que as imagens foram consideradas exageradas na sentença anterior. Com a nova decisão, a Souza Cruz também deverá revezar a impressão de todas as dez versões estipuladas pela Anvisa que, em 2008, substituiu os alertas que eram usados desde 2004 por fotos com teor mais forte.
A psicóloga da secretaria-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, Cristina Peres, explica que as imagens em maços de cigarro alertando sobre os riscos do produto é uma das medidas de controle do tabaco recomendas pela Convenção-Quadro. A convenção é o primeiro tratado de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). ”Que essas imagens sejam negativas porque, na verdade, estamos falando da venda de um produto legal, mas que mata um em cada dois consumidores. Então, o que a gente busca com essa medida é que o fumante se estimule a deixar de fumar e principalmente que os jovens, visto que 90% dos fumantes atuais são jovens, adolescentes, que eles impactem com essa imagem e tenham aversão a esse produto, entendendo que esse produto traz malefícios, aborrecimento e mortes.”
A psicóloga Cristina Peres conta que um estudo recente do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) confirma a eficácia das advertências em embalagens de cigarro: ”O Inca divulgou um estudo recentemente em que comprova o impacto das várias medidas de controle do tabaco para redução da prevalência do tabagismo e a medida de advertência solitária nas embalagens de produtos do tabaco é uma das medidas que foi comprovada a eficácia para redução da prevalência de fumantes no nosso país.”
O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo dados do Inca, o tabagismo é responsável por cerca de 50 doenças diferentes, entre elas câncer, infecções respiratórias, impotência sexual no homem e infertilidade na mulher.
FONTE: Blog da Saúde
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário