Gallery

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cotistas são quase metade dos candidatos inscritos no Sisu, diz MEC

UFC teve maior procura

O ministro da educação Aloizio Mercadante
apresentou os números finais do Sisu
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

















Dos quase 2 milhões de candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) este ano, mais de 44% optaram pelo sistema de cotas - que estabelece critérios raciais, étnicos e sociais para seleção de alunos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O número de cotistas chegou a 864.830 dos1.949.958 de inscritos

Pela nova lei das cotas – sancionada em agosto pela presidente Dilma Rousseff -, 12,5% das vagas em todas as universidades federais devem ser preenchidas por alunos da rede pública este ano. Até 2016 a reserva de vagas chegará a 50%.

O número de cotistas, segundo o ministro, foi expressivo, mas não surpreendeu: "Temos 88% dos concluintes do ensino médio na rede pública, era de se esperar um alto índice de participação desses estudantes no Sisu", afirmou. Estudantes da rede pública poderiam optar pela livre concorrência (em que há mais vagas, mas todos concorrem igualmente), mas, em geral, preferiram o sistema de cotas por apresentar nota de corte sutilmente menor. De acordo com o MEC, a nota de corte em medicina para aqueles que escolheram o sistema de cotas foi de 761,67 pontos, enquanto para a ampla concorrência ficou em 787,56 pontos.

O Sisu é o programa do MEC que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . Para o primeiro semestre de 2013, foram oferecidas 129.379 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições de ensino superior. A concorrência média registrada pelo sistema de seleção foi de 15 candidatos por vaga. 

Cursos – Superando carreiras tradicionais - como medicina, engenharia e direito -, o curso mais procurado no Sisu foi gestão pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Ao todo, 12.221 candidatos se inscreveram para disputar apenas 45 vagas. "É um número impressionante", afirmou Mercadante. "É bom ver o interesse maior dos jovens por gestão pública", completou. Em seguida, na lista de carreiras mais procuradas, aparece medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com 12.216 candidatos para 127 vagas. Em terceiro lugar, ficou o curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), que recebeu a inscrição de 11.825 pessoas para 160 vagas.

Considerando apenas instituições de ensino superior, a UFC lidera o ranking, com 133.923 inscritos; seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que contabilizou a inscrição de 115.794 candidatos. 

Resultado - O MEC divulgou na manhã desta segunda-feira a lista de aprovados na primeira chamada do Sisu. Os selecionados têm entre os dias 18 e 22 para realizar a matrícula na instituição de ensino para a qual foram aprovados. Já a segunda chamada será divulgada no dia 28. 

Quem ficar de fora das duas listagens poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção; não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.


FONTE: Veja/G1

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário