Gallery

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Crateús: colapso no abastecimento d'água pode ocorrer em março

Açude Carnaubal, que abastece o município de Crateús e que está com 9,67% de sua capacidade. FOTO:  Facebook de Cristina de Paula Santos


O município de Crateús está em estado de alerta com relação à quantidade de água ainda existente no Açude Carnaubal, e deve sofrer um colapso no abastecimento de água. O reservatório possui apenas 9,67% do seu volume total e a previsão é que deixe de abastecer a cidade no final do mês de março.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Teobaldo Marques, o volume atual do açude está em 8,48 milhões de metros cúbicos e quando chegar a 7 milhões de metros cúbicos não irá mais liberar água. “A reserva de água que nós temos só abastece dois meses (fevereiro e março). O agravante é que quando chegar a 7 millhões de metros cubicos, a porta não libera mais água, e isso pode acontecer entre o dia 25 a 30 de março”, prevê.

O reservatório possui capacidade para armazenar 86 milhões de metros cúbicos.

O governador Cid Gomes, nessa terça-feira (29), ao falar de sua preocupação com as consequências da seca que se abaterá no Ceará, neste ano, falou das providências que estão sendo adotadas para garantir o abastecimento de água potável para algumas populações cearenses e foi enfático ao citar a cidade de Crateús, como a mais ameaçada de um colapso no abastecimento. Cid garantiu que nos próximos meses estará garantida a ampliação na oferta de água para Fortaleza, em mais 50% da capacidade atual. A água virá do Açude Castanhão. Ele falou também do novo ritmo das obras de transposição de águas do Rio São Francisco e as providências do Estado para que parte do líquido chegue logo à Região dos Inhamuns.


Clique na imagem para ampliar
Evolução do nível do reservatório nos últimos dias, de acordo com a Funceme

Evolução do nível do reservatório no último ano, de acordo com a Funceme


Evolução do nível do reservatório neste mês de janeiro, de acordo com a Funceme

FONTE: Diário do Nordeste/Funceme

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário