Gallery

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Crateús: situação dos indicadores de saúde avaliados pelo Selo Unicef

Entre os dias 16 e 17 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Crateús promove oficina de planejamento das ações de saúde previstas para 2013. 

O desafio da administração é melhorar os indicadores de saúde avaliados negativamente pelo Selo Unicef. O município perdeu a certificação, que funciona como uma espécie de aval positivo para a captação de recursos nas secretarias estaduais, nos ministérios e também em empresas privadas e fundações.

Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos.

Outra meta é melhorar a nota do município no IDSUS - Índice de Desempenho do SUS. Variando de zero a 10 (a média é 7), o índice é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências. A nota de Crateús foi 4,49.

O Ministério da Saúde utilizará os resultados do IDSUS como critério para premiar e conceder verba extra aos municípios e estados que alcançarem as metas de saúde, daí a importância de se conseguir um melhor resultado no índice.

Além do prefeito de Crateús, Carlos Felipe, do secretário municipal de Saúde, Humberto César Frota Gomes, da sub-secretária de Saúde, Rosângela Cavalcante, e dos coordenadores de todos os setores da Saúde, os conselheiros municipais de saúde também foram a convidados a participar da oficina, que traçará os rumos da saúde crateuense em 2013.

Abaixo, a situação dos indicadores de saúde do município de Crateús avaliados pelo Selo Unicef, com base nos dados do Ministério da Saúde.



















Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário