Universidade Federal do Ceará é a mais procurada pelos candidatos
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que foram registrados 1.163.150 inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 12h desta terça-feira. O Sisu é o programa federal que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições começaram na segunda-feira e seguem até as 23h59 da sexta-feira. A expectativa do MEC é que seja batida a marca de 2 milhões de candidatos.
Leia também:
Inscrições para o Sisu abrem nesta segunda para 129 mil vagas pelo país
ENSINO SUPERIOR. Fies: confira passo a passo para inscrição
De acordo com o balanço divulgado nesta tarde, a Universidade Federal do Ceará (UFC) lidera a lista de instituições mais procuradas. Em seguida estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os dados, no entanto, devem ser alterados até o encerramento das inscrições. Por permitir a alteração de informações até o fim do prazo, os índices tendem a flutuar. O MEC divulgará, diariamente, as notas mínimas para ingresso em todos os cursos e instituições. O índices poderão ser checados a partir das 2h no site do Sisu.
Para o primeiro semestre de 2013, o Sisu oferece 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições. Para concorrer às vagas, os candidatos devem, obrigatoriamente, ter realizado o Enem e não podem ter obtido nota zero na redação.
Logo no primeiro dia de inscrições, o site do Sisu vazou as informações de alguns candidatos. Nos primeiros minutos de segunda-feira, os estudantes puderam ter acesso a dados como nome, telefone, e-mail e nota no Enem dos concorrentes. Ao ressaltar que desde o início das inscrições o site do Sisu registrou mais de 7 milhões de operações, o ministro Aloizio Mercadante afirmou que não há problemas no sistema e descartou a possibilidade de um ataque hacker. “Passamos para o sistema de nuvem para evitar qualquer tipo de ataque. Não houve problemas no Sisu”, disse.
Mercadante aproveitou o balanço do Sisu para anunciar a prorrogação do prazo de inscrições do programa Ciências sem Fronteiras. Inicialmente previsto para 14 de janeiro, os estudantes terão até o dia 24 para concorrer a uma bolsa de estudos no exterior. Em breve o governo informará a data dos exames de língua estrangeira, oferecido pelo programa de inglês sem Fronteiras.
Inscrições - Cada estudante pode indicar até duas opções de cursos no Sisu. Uma vez ao dia, será disponibilizada para consulta a nota de corte de cada instituição, campus, curso, turno e modalidade. Dessa forma, se o candidato achar que tem mais chances de conseguir uma vaga em outra carreira, pode alterar sua inscrição.
A primeira chamada do processo seletivo será publicada no dia 14 de janeiro, e os selecionados deverão efetuar a matrícula nos dias 18, 21 e 22 do mesmo mês. No dia 28, será divulgada a segunda chamada, com matrículas nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.
Quem ficar de fora das duas listagens poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção; não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.
Reserva de vagas - A nova lei das cotas, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em agosto, já será observada para a seleção do Sisu. Pela norma, todas as universidades federais devem reservar 12,5% de suas vagas para alunos da rede pública em 2013. Dentro de quatro anos, esse percentual chegará a 50%. Quem quiser concorrer a uma das vagas para cotistas deverá informar sua opção no ato da inscrição. Além de ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública, os beneficiados pela lei devem ainda atender a critérios étnicos e de renda. Confira como será aplicada a nova lei.
FONTE: Veja