Gallery

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Cartório Eleitoral de Crateús fará recadastramento biométrico de eleitores

De acordo com o TSE, o sistema de votação biométrica deve ser implementado em todo o país nos próximos 10 anos
O novo sistema de reconhecimento do eleitor por meio da impressão digital, chamada de identificação biométrica

Os cartórios eleitorais de Sobral e Aquiraz já iniciaram nesta semana as primeiras experiências sobre o recadastramento de eleitores, previsto para começar oficialmente nos meses de março e abril, respectivamente, nos dois municípios.

Em Aquiraz, os testes já começaram na segunda-feira, 4/2, com quatro kits biométricos. Em Sobral, os primeiros trabalhos iniciam na próxima quarta-feira, 6/2, com dez kits a serem utilizados no recadastramento dos eleitores que procurarem os cartórios eleitorais para tirar o título, transferir, requerer a 2ª via ou fazer a revisão eleitoral.

Por ser apenas o início dos trabalhos, a Justiça Eleitoral esclarece que os eleitores não deverão comparecer em massa aos cartórios no mês de fevereiro. No entanto, a partir de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará disponibilizará em seu site um sistema de agendamento dos eleitores que votam nos municípios programados para fazer o recadastramento biométrico, a fim de agilizar os trabalhos e facilitar o acesso dos eleitores aos cartórios eleitorais.

Municípios contemplados

O trabalho de revisão biométrica será realizado este ano em sete municípios do Ceará: Aquiraz (66ª ZE), Juazeiro do Norte (28ª e 119ª ZEs), Crateús (20ª ZE, que abrange o município de Ipaporanga) e Sobral (24ª e 121ª ZEs, que compreendem os municípios de Alcântaras e Forquilha, respectivamente).

O TRE-CE espera cadastrar através do sistema biométrico, em 2013, mais 7,04% do eleitorado cearense, o que representa hoje 436.113 eleitores nos sete municípios. Atualmente, só o município de Eusébio tem os seus eleitores cadastrados biometricamente. Ou seja, apenas 0,49% (30.318 eleitores) do total do eleitorado no Estado do Ceará, que soma hoje 6.192.371 eleitores.

Nas Eleições de 2012, o sistema de votação biométrica foi utilizado em 295 municípios brasileiros. Aproximadamente 7,5 milhões de eleitores tiveram a oportunidade de votar pelo novo sistema, que deve ser implementado em todo o país nos próximos 10 anos.

De acordo com o TSE, no futuro, o novo sistema permitirá que o eleitor seja dispensado da apresentação do título de eleitor e documento de identidade com foto, além de ser considerado mais seguro.

FONTE: TRE-CE
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário