Chefe da UTI do Hospital Universitário de Santa Maria informa que a hidroxicobalamina funciona melhor nas seis primeiras horas após a intoxicação pelo gás letal
![]() |
Caixa com hidroxicobalamina, o antídoto injetável contra o gás letal |
Apesar do esforço para trazer ao Brasil a hidroxicobalamina – antídoto injetável usado para desintoxicação de pacientes que inalaram cianeto – não há garantia da eficácia do medicamento no tratamento das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. É o que informa o chefe da UTI de adultos do Hospital Universitário de Santa Maria, Silvio Ribeiro. De acordo com ele, a hidroxicobalamina é mais eficaz se utilizada nas seis primeiras horas após a intoxicação pelo gás. As vítimas da tragédia estão internadas há quase uma semana.
O médico informou, ainda, que os traços do veneno no sangue dos pacientes internados estão progressivamente baixando. “Considera-se letal uma concentração acima de 500 miligramas de cianeto por mililitros de sangue, mas provavelmente não há mais pacientes com esse registro”, afirmou Ribeiro.
Na tarde deste sábado, o avião da Força Aérea Brasileira chegou a Santa Maria com os antídotos doados pelo governo dos Estados Unidos. Ao todo, 64 frascos foram trazidos à cidade: 15 ficaram no Hospital de Caridade e cinco no Hospital Universitário - o restante ficará armazenado. Parte do lote trazido nos EUA ficou em Porto Alegre, onde seguem internadas 61 pessoas.
Segundo apuração do site de VEJA, pelo menos 19 pacientes internados em Santa Maria tiveram registro do veneno em seu sangue. O ministério não confirma o total de pacientes intoxicados com o cianeto.

Antídoto contra o cianeto chega a hospital de Santa Maria
Na manhã deste sábado, caiu para 109 o número de pacientes internados vítimas do incêndio. A redução se deve às altas registradas nos hospitais de Santa Maria. Também diminuiu o número de pacientes que respiram com ajuda de aparelhos. Uma missa em memória das vítimas ocorreria hoje na Catedral Diocesana, mas foi transferida para a Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, às 21h30.
FONTE:Marcela Donini, de Santa Maria - Veja