Gallery

sexta-feira, 28 de junho de 2013

CE 187 é interditada por manifestantes

Em mais um ato de protesto contra a decisão do governo estadual de abrir, sem construção de adutora, as comportas do reservatório Flor do Campo, em Novo Oriente, visando a transferência hídrica para o açude Carnaubal, em Crateús, entidades crateuenses, por volta das 5h30 desta sexta-feira (28), interditaram a CE 187, que liga Crateús a Novo Oriente.

Uma longa fila de veículos se formou. Apenas veículos da saúde e a serviço dos órgãos de segurança puderam passar.

A manifestação contou com o apoio da Diocese de Crateús, Cáritas Diocesana, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Diocesana de Justiça e Paz (CDJP), Sindicato dos Servidores e Sindicato dos Professores. Cidadãos novorientenses também participaram do protesto. A Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional 1, além de toda a cúpula da Igreja Católica no estado também apoiam as revindicações das entidades


Como membro da CDJP, o promotor José Arteiro Soares Goiano se pronunciou em defesa da segurança hídrica da população.


A manifestação pacífica tinha o propósito de pressionar o governo do estado a negociar com as entidades solução alternativa ao plano inicial da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que pretende despejar cerca de 7 milhões de metros cúbicos de água no leito seco do rio Poty, que conduziria o precioso líquido até o Carnaubal, reservatório que abastece Crateús e está praticamente seco.

Os prefeitos de Crateús, Carlos Felipe (PCdoB), e de Novo Oriente, Godofredo (PSD), além do deputado estadual Neném Coelho (PSD), apoiam o plano da Cogerh.

As entidades contestam a decisão da Cogerh, alegando que haverá significativo desperdício de um bem já tão escasso na nossa região e danos ambientais. 

Por volta das 10h30, a via foi desobstruída, após o governador Cid Gomes confirmar que receberá uma comissão representativa das entidades, na próxima quarta-feira (3), em Fortaleza. A Cogerh também comunicou suspensão temporária da abertura das comportas do Flor do Campo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário