Gallery

terça-feira, 18 de junho de 2013

Cogerh mantém plano de abrir as comportas do Flor do Campo sem adutora

Governo do estado bate o martelo e comportas serão abertas mesmo sem adutora.
















Nesta segunda-feira (17), em Fortaleza, o prefeito de Novo Oriente, Godofredo de Lima Vieira, e uma comissão formada por três cidadãos quiterianopolenses e outros cinco novorientenses reuniram-se com o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Francisco Rennys Aguiar Frota, e representantes do governo estadual para tratar da transposição de parte das águas do açude Flor do Campo, em Novo Oriente, para o reservatório Carnaubal, em Crateús, que está praticamente seco.

A comissão de cidadãos não aceita a abertura das comportas do Flor do Campo sem a construção de adutora, como é o plano da Cogerh.  Mas a Companhia não mudará a sua estratégia para evitar o colapso no abastecimento d'água em Crateús e abrirá as comportas do Flor do Campo, a despeito da posição contrária da população. Para os técnicos do governo do estado, a exiguidade do tempo torna inviáveis a execução de medidas alternativas.

Segundo a Cogerh, a abertura das comportas está marcada para quinta-feira (20). O plano da Companhia é despejar cerca de 7 milhões de metros cúbicos de água no leito seco do rio Poty, que conduzirá o volume de líquido que resistir à infiltração no solo e aos efeitos da evaporação até o açude Carnaubal, evitando, assim, o colapso no abastecimento d'água em Crateús. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), os crateuenses só têm abastecimento d'água garantido pelos próximos 30 dias.

De acordo com os estudos da Cogerh, a estratégia arquitetada garante a segurança hídrica de Novo Oriente até dezembro de 2014 e de Crateús até fevereiro do próximo ano.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário