A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) recebeu, na última quarta-feira (12), o primeiro carregamento de tubos que serão utilizados na implantação da adutora emergencial para o abastecimento do município de Crateús, ligando o açude Carnaubal à Barragem do Batalhão. Essa é a primeira etapa da entrega dos tubos, que está prevista para encerrar na próxima segunda-feira (17), quando então estarão entregues cerca de 420 tubos, totalizando 2.500 metros de extensão.
Desde o dia 06 de junho, a Cogerh vem realizando ações de desobstrução e abertura de passagens molhadas do leito do Rio Poty, no trecho entre os municípios de Novo Oriente e Crateús. A Companhia, em parceria com hidrólogos da Universidade Federal do Ceará, concluiu que com a liberação de água pelo rio aproveita-se parte do volume do açude Flor do Campo, que seria consumido pelo fenômeno da evaporação devido a diminuição da área da superfície formada pela água.
De a acordo com informações da Cogerh, estima-se que nesta operação será liberado o volume de 7 milhões de m3 a partir do açude Flor do Campo e que, deste montante, cerca de 65% chegue ao açude Carnaubal, em torno de 4,5 milhões de m3, suficiente, segundo a Companhia, para garantir o abastecimento de Crateús até fevereiro de 2014 e para manter uma reserva no açude Flor do Campo suficiente para abastecer o município de Novo Oriente até dezembro de 2014, mesmo na hipótese de ocorrência de reduzida precipitação nesta região na quadra chuvosa de 2014, comparável à seca de 2012.
A reserva hídrica atual do açude Carnaubal é da ordem de 319 mil metros cúbicos e da Barragem do Batalhão 756 mil metros cúbicos.
FONTE: Assessoria de Comunicação da Cogerh