FOTO: Júnior Sá/Prefeitura de Crateús |
O I Fórum Regional de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas dos Sertões de Crateús ocorreu nesta quinta-feira (6), em Crateús. A iniciativa é uma parceria do Ministério Público do Estado do Ceará e do governo municipal de Crateús. Centenas de pessoas, entre autoridades locais, profissionais da saúde, educação, assistência social e estudantes, compareceram ao evento realizado na sede do Crede 13.
O prefeito municipal de Crateús, Carlos Felipe, compareceu ao evento, que contou ainda com a presença dos gestores municipais de Tamboril, Ramiro Júnior, Ipaporanga, Antônio Alves Melo, Ararendá, Aristeu Eduardo, e Independência, Valterlin Coutinho. Inúmeros outros municípios enviaram representações, apesar da ausência de seus gestores. O promotor de Justiça José Arteiro Soares Goiano representou o Ministério Público. Coronel Tibúrcio, comandante do 7o Batalhão de Polícia Militar também participou do evento, além de outras autoridades policiais e militares.
FOTO: Júnior Sá/Prefeitura de Crateús |
Na ocasião, o prefeito Carlos Felipe assinou convênio para a implantação do Projeto Reviver no município. Pelo convênio, que terá validade de um ano, a gestão municipal se compromete em remeter ao projeto o total de R$ 102 mil para o tratamento, em regime de internação, de 20 usuários no período de 9 meses.
A Polícia Militar apresentou as estratégias adotadas no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Policiais formados pelo Proerd se unem a professores, pais e toda a comunidade para proporcionar aos alunos da 4a a 6a série atividades em sala de aula que têm como objetivo diminuir ou reduzir o uso de drogas – lícitas ou ilícitas – e a violência.
FOTO: Júnior Sá/Prefeitura de Crateús |
O psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Crateús, Robson Moraes, explanou acerca dos efeitos e consequências do uso do crack e outras drogas. A coordenadora da 15a Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) do Ceará, Socorro Leitão, apresentou a rede de atenção à saúde que deve ser instalada na região nos próximos anos, através de parcerias entre os governos municipais, estadual e federal. Humberto Cesar Frota Gomes, secretário municipal da Saúde de Crateús, apresentou o diagnóstico municipal dos usuários de drogas.
FOTO: Júnior Sá/Prefeitura de Crateús |
A assistente social Flávia Alessandra, falando em nome do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social – expôs resultado de pesquisa realizada em parceria com as unidades básicas de saúde de Crateús, descrevendo o perfil dos usuários de drogas no município e apontando os locais de maior incidência do problema: Distrito Realejo, na Zona rural, e Bairro Fátima I, na sede do município. Coronel Tibúrcio apresentou o trabalho da PM no enfrentamento ao crack, enquanto o promotor José Arteiro comentou sobre os envolvimentos institucionais no enfrentamento às drogas.
O Fórum continuou no turno da tarde, quando os participantes dividiram-se em três eixos de discussão (Prevenção, Cuidado e Autoridade) para propor inovações nas estratégias de combate ao consumo de drogas em Crateús e região.
Após a apresentação das propostas em plenária, o evento foi encerrado com a exposição do Sr. Júlio César acerca da experiência do Projeto Reviver.