Cerca de duas mil pessoas participam de manifestação em Iguatu, no interior do Ceará, na tarde desta terça-feira (18). O grupo entrou na Câmara Municipal e interrompeu a sessão legislativa. Segundo a Polícia Militar, não houve tumulto ou baderna e todo o protesto ocorreu de forma pacífica.
Manifestações pedem retirada de pauta de projeto que cria RPPS no município de Iguatu-CE. (Honório Barbosa/DN) |
O grupo protesta contra um projeto de lei que tramita na Câmara que pretende criar um sistema de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no município. Segundo os servidores, o novo sistema prejudica os funcionários, principalmente os que estão mais próximos da aposentadoria.
Os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e do Sindicato dos Servidores da Saúde esperam que o projeto seja rejeitado. “É um plano que vai prejudicar a todos no futuro”, disse Sílvia Oliveira, presidente do SindSaúde.
De acordo com a advogada do Sindicato dos Servidores do Município, de 54 municípios que criaram planos próprios de previdência no Ceará, 53 apresentam situação deficitária.
Na manifestação, as pessoas pedem a retirada da pauta. A população de Iguatu pede também mais segurança nas cidades. Além de Iguatu, Juazeiro do Norte, realiza manifestações nesta terça-feira.
FONTE: G1 CE