Calendário básico de vacinação da criança |
A campanha será realizada em parceria com estados e municípios. A meta é imunizar 14.4 milhões de crianças menores de 5 anos que estejam com esquema vacinal incompleto.
Ouça a notícia:
Ouça a notícia:
Fique por dentro, tire suas dúvidas sobre a multivacinação
Qual o período de vacinação?
Entre 24 a 30 de agosto.
Quem deve ser vacinado?
Todas as crianças menores de 5 anos (0 a 4 anos 11meses e 29 dias) deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.
O que fazer caso a criança não tenha o cartão de vacinação?
É importante que os pais ou responsáveis busquem recuperar o cartão de vacinação nas unidades de saúde onde costumam levá-las.
Onde as crianças devem ser vacinadas?
Estarão disponíveis 34 mil postos fixos de vacinação, além de outros móveis – conforme estratégia dos estados. Haverá envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e de outras áreas e utilização de cerca de 42 mil veículos.
Quais vacinas serão ofertadas?
Serão ofertadas todas as 11 vacinas que compõem o calendário básico de vacinação da criança: BCG, Hepatite B, Pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral e DTP.
Quais doenças podem ser prevenidas com essas vacinas?
Um calendário de vacinação completo pode evitar várias doenças, como difteria, tétano, coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola entre outras.
Há alguma contraindicação para a vacinação?
Algumas vacinas apresentam contraindicações diante de situações clínicas específicas, entretanto, recomenda-se analisar criteriosamente cada caso.
As vacinas de bactérias ou vírus vivos atenuados não devem ser administradas, a princípio, em indivíduos:
a) com imunodeficiência congênita ou adquirida;
b) acometidos por neoplasia maligna;
c) em tratamento com corticosteróides em esquemas imunodepressores (por exemplo, doses iguais ou maiores que 2mg/kg/dia de prednisona durante duas semanas ou mais em crianças ou doses correspondentes de outros glicocorticóides e maiores ou iguais a 20 mg/dia nos adultos por mais de 14 dias) ou submetidas a outras terapêuticas imunodepressoras (quimioterapia antineoplásica, radioterapia, entre outros).
Por que a vacinação é importante?
O Brasil conseguiu vitórias importantes no combate à transmissão de várias doenças por meio da estratégia de campanhas nacionais de vacinação com a erradicação da poliomielite a eliminação da circulação ocorrida dentro do território nacional do vírus do sarampo e da rubéola no Brasil, e a diminuição drástica das doenças imunopreveníveis como difteria, coqueluche e tétano;
Quantas doses serão distribuídas?
As vacinas oferecidas serão as mesmas da rotina. Em julho e agosto deste ano, foram distribuídas 32 milhões de doses.
Quantas vacinas foram aplicadas na última Campanha de Multivacinação?
Na campanha realizada em 2012 foram aplicadas 3.373.540 doses de vacinas.
FONTE: Blog da Saúde