Sem representantes da gestão municipal, a Câmara de Vereadores de Crateús realizou nesta quinta-feira (15) audiência pública para discutir projeto de lei em tramitação na Casa que cria vagas para concurso público no município. Ao todo, o projeto prevê a oferta de 245 vagas, a maioria de Nível Superior. Os salários-base variam de R$ 678,00 a R$ 5.400,00, além de acréscimos na forma de insalubridade ou gratificações.
A audiência foi presidida pelo vereador Zé Humberto (PCdoB), que havia sugerido a realização do evento nas últimas sessões da Câmara. O vereador lamentou a ausência dos representantes da gestão municipal. Apesar de convidados, o prefeito Carlos Felipe, a chefe do Departamento de Gestão Administrativa, Aurineide Aguiar, e a secretária de Educação, Amélia Gonçalves, não compareceram ao encontro. Aurieneide e Amélia justificaram suas ausências. O vereador criticou a ausência da administração municipal no evento. Para o parlamentar, sem representantes da Prefeitura, a audiência ficou "capenga" e instou à imprensa para que desse notoriedade ao episódio.
Ouça a fala do vereador Zé Humberto:
Ouça a fala do vereador Zé Humberto:
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Crateús esteve representado pelo seu presidente, Ricardo Cosmo da Silva Júnior. A professora Adriana Calaça representou o Sindicato dos Professores na audiência. Os sindicalistas criticaram o texto do projeto, propuseram alterações e voltaram a denunciar as perseguições da gestão municipal aos representantes sindicais, citando o caso concreto da professora Alaides Castro, membro da Diretoria do Sindicato dos Servidores e que ainda está com o salário cortado.
O Ministério Público esteve representado pelo promotor de Justiça José Arteiro Soares Goiano, que defendeu aumento das vagas a serem ofertadas no certame.
Durante a audiência pública pediram a palavra: Adriana Calaça, Ricardo Cosmo, promotor José Arteiro e os vereadores Bibi Apolônio, Arnaldo Minelvino, Alesson Coelho, Conegundes, Soares, Cleber Bonfim, Paulo Teles, João de Deus e Arimilson. Um cidadão que estava na plateia também se manifestou sobre o tema, criticando a terceirização no serviço público.
Ouça abaixo a íntegra da fala de todos os oradores:
Ouça abaixo a íntegra da fala de todos os oradores: