Gallery

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Crateús: comemoração do Centenário da Estação Ferroviária decepciona


Então, 100 anos é isso?
Lourival Veras





Ontem (12), a prefeitura municipal de Crateús, através de sua secretaria de cultura, comemorou os 100 anos da Estação Ferroviária de Crateús com uma "Mostra de Fotografia: Comboio de Histórias – 100 anos de Ferrovia", conforme impresso no convite com o qual se conclamava a população a participar do evento. A tal "mostra" aconteceria em frente ao Teatro Rosa Moraes. 

Quando tomei conhecimento da programação, eu, particularmente, não gostei. Achava – e expressei meu pensamento na publicação postada pela secretaria de cultura no Facebook – achava, dizia eu, que essa mostra de fotografias deveria acontecer no próprio prédio da Estação. E pensei cá com meus botões: "Ora, seria uma oportunidade sem par de visitarmos a estação o mês inteiro, ou mais, levando inclusive os parentes que vem aqui passar as férias de final de ano para uma visita de conhecimento sobre nossa história", etc. e etc. Isso porque sou um iludido, como já tive oportunidade de dizer antes em crônica que escrevi falando deste mesmo assunto do aniversário da Estação (http://notasaleatorias2.blogspot.com.br/2012/11/100-anos-da-estacao-ferroviaria-de.html). Mas deixei pra lá. Confesso que fiquei com medo de estar sendo ranzinza, contrário a tudo, sem apreciar os esforços da prefeitura e da secretaria. Me calei. Afinal de contas teríamos uma mostra de fotografias e uma palestra com os autores de importante trabalho sobre a história da ferrovia no Brasil. E Isso não é pouco. 

Pois bem, pasmem vocês, como fiquei pasmo eu. A tal mostra de fotografias não passou de uma mostra de slides num telão. Eu vou repetir, para vocês não pensarem que houve algum engano de minha parte: a mostra de fotografias resumiu-se a uma série de slides passados num telão! Brincadeira? Juro que não. 

Eis a Mostra de Fotografia
Todo o grande evento constou de algumas falas de autoridades, uma merecida homenagem a alguns ferroviários do município, a tal "mostra de fotografia" e uma singela apresentação dos alunos da escolinha de sanfona mantida pela prefeitura. E só. 

E isso tudo – até onde eu sei – é a programação pelo centenário da nossa velha senhora Estação Ferroviária de Crateús. 

Quer saber de uma coisa? Eu não digo mais nada. 



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário