Gallery

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dia das Crianças: você sabe quais doenças são diagnosticadas no teste do pezinho?

O Dia das Crianças está chegando e, para que a criançada tenha uma vida saudável, é muito importante que todo recém-nascido faça o Teste do Pezinho. Neste exame, são diagnosticadas a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
O Teste do Pezinho (triagem neonatal) faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Portaria nº 822/GM, de 06 de junho de 2001, que determina a obrigatoriedade do teste do pezinho em todos os recém-nascidos vivos no país, gratuitamente, para detectar possíveis doenças. Essa ação visou preservar a saúde infantil e colocá-la no rol de políticas de saúde pública, de acordo com os princípios de universalidade, integralidade e equidade do SUS.
O Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde tem como objetivo promover, implantar e implementar a política de triagem neonatal para doenças genéticas, metabólicas e congênitas. Foi criado para que exista o acesso universal da população na prevenção, intervenção precoce e no acompanhamento permanente das pessoas com as doenças incluídas no Programa Nacional de Triagem Neonatal.
Segundo o Chefe da Maternidade do Hospital do Andaraí, o obstetra Luis Eduardo Nunes Leite, com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, é possível evitar danos, deficiências e a morte. De acordo com ele, o acompanhamento médico dessas doenças, quando diagnosticadas precocemente (no primeiro mês de vida), proporciona melhor qualidade de vida para a criança.
A produtora cultural Heloísa Lima, 32 anos, é mãe do Gabriel, 7 anos, e Lara, 2 anos, e sempre toma todos os cuidados com a saúde das crianças. Quando Gabriel nasceu ela não sabia da importância do Teste do Pezinho. “Descobri que havia o teste lá mesmo no hospital e acompanhei todo o processo. Quando Lara nasceu, eu já sabia e estava preparada para o teste, que tira um pouquinho do sangue”, afirma ela, que confessa que ficou com dó dos filhos.
De acordo com a mãe, mesmo que as crianças chorem bastante, ela sabe a importância do exame e afirma que não deixaria de fazer. “O ideal é que a criança já saia do hospital com os testes feitos, e as mães devidamente orientadas a como proceder caso seus filhos tenham alguma doença”, comenta.
Segundo o médico Silvio Monteiro Filho, pediatra do Hospital Federal da Lagoa (RJ), o teste do pezinho deve ser realizado entre o terceiro e o sexto dia de vida. Ele afirma a importância da detecção de doenças congênitas logo nos primeiros dias. “O teste detecta doenças que se não tratadas no início da vida, podem trazer prejuízo no desenvolvimento da criança. É feita uma pequena punção no pezinho da criança, não é necessário acesso venoso, é um pequeno furinho perto do calcanhar”, explica.
FONTE: Blog da Saúde
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário