Gallery

sábado, 26 de outubro de 2013

Veja dicas para a redação do Enem e entenda as suas regras de correção

A prova de redação será amanhã (27), junto com questões de linguagens e matemática. Muitos candidatos ficam em dúvida sobre que estratégia adotar em relação à redação. Começar a redação primeiro e depois responder às questões das provas de linguagens e matemática? Ou fazer as 90 questões para depois se concentrar na redação? No total, o estudante terá 5h30 na prova de domingo para fazer a redação, responder todas as perguntas e passar tudo do caderno de provas para a folha de respostas.

A professora Arlete Salvador, autora do livro "Como escrever para o Enem" (Editora Contexto), recomenda que o candidato comece a prova do domingo pela redação. “Ele vai estar mais descansado, pode ver o tema com mais calma e já elaborar o roteiro do que vai escrever", afirma. Ela recomenda que o aluno coloque as ideias no rascunho e faça um texto de 30 linhas. Assim que terminar, pense em um título que sintetize as ideias. Em seguida, passe a limpo com calma e boa caligrafia para a folha oficial que será entregue ao final da prova. Veja dicas de Arlete Salvador para a redação do Enem:

1) Calcule o tempo. Separe uma hora para fazer a redação.
2) Encontre o tema. Organize as ideias e pense quais argumentos você vai defender.
3) Escreva primeiro no rascunho. Faça os ajustes necessários. Releia o que escreveu para ver se está tudo compreensível e se não tem nenhum erro. Só depois transcreva o texto final para a folha oficial. As boas redações não têm nenhuma rasura.
4) Capriche na letra. O examinador precisa entender o que você escreveu. Se a sua letra cursiva não for muito boa, pode escrever em letra de forma.
5) Divida o texto em parágrafos. Tem que dar a margem antes de iniciar um novo parágrafo. E coloque ponto final ao terminar.
6) Faça um texto com 30 linhas. Dê um título de quatro a cinco palavras. O título não é obrigatório segundo o edital, mas ajuda a enriquecer a prova. Centre o título na primeira linha. Você pode ou não saltar uma linha para começar a redação. Não use letra diferente, não sublinhe o título.
7) Não escreva em primeira pessoa. Faça uma dissertação usando a terceira pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas).
8) Leve a prova a sério. Não faça piadinhas, brincadeiras, nem seja preconceituoso nas ideias.
9) Seja simples e objetivo. Pode escrever com simplicidade. Não precisa se preocupar com texto muito elaborado com vocabulário muito intelectual. Enem pede texto correto e coeso.
10) Não fuja ao tema proposto. Segundo o edital, quem fugir ao tema deliberadamente vai ganhar nota zero.

Correção

O texto será corrigido de acordo com a observação de cinco competências definidas no Manual de Redação do Guia do Candidato. Cada um dos critérios vale 200 pontos, e somados eles totalizam a nota máxima da redação – 1.000 pontos. As cinco dimensões são:
Competência 1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: demonstrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
Competência 3: demonstrar capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista.
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Redação nota zero

A redação do Enem pode ser desclassificada nos seguintes casos:

  • se o candidato fugir do tema;
  • se o estudante fizer inserções indevidas ou desconectadas do restante do texto;
  • se não usar a estrutura dissertativo-argumentativa. Por exemplo: escrever um texto narrativo ou uma poesia;
  • se o texto tiver menos de oito linhas;
  • se houver desrespeito aos direitos humanos;
  • se a folha de redação estiver em branco, mesmo que o rascunho esteja preenchido.

Guia de Redação do Enem:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário