Gallery

sábado, 15 de março de 2014

Em Crateús, Cid Gomes inaugura 18ª policlínica

Os 302.148 moradores dos municípios de Crateús, Ararendá, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópolis e Tamboril terão perto de casa, sem sair da região dos Inhamuns, acesso às consultas com especialistas e a exames complexos. É o que promete o governo do Estado que, nesta sexta-feira (14), com a presença do governador Cid Gomes, e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, inaugurou, em Crateús, uma nova Policlínica. Com mais essa unidade, o número de policlínicas construídas e já inauguradas pelo Governo do Estado aumenta para 18 em diferentes regiões do Ceará.

Na policlínica regional em Crateús, os moradores dos 11 municípios que formam a 15ª Região de Saúde, sem pagar nada, farão consultas com médicos especialistas em clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, ginecologia, mastologia, urologia, gastroenterologista, traumato-ortopedia, angiologia, endocrinologia e neurologia. Receberão atendimento ainda com especialistas em outras áreas, entre elas fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. As consultas são com hora marcada de segunda a sexta-feira, através de agendamentos e encaminhamentos feitos pelos municípios que integram o consórcio público de saúde, modelo de gestão adotado em todas as policlínicas em que o governo do Estado e os municípios compartilham o custeio mensal da unidade. Nas obras e equipamentos, os recursos foram somente do governo do Estado, no total de R$ 11.524.944,49. 

Tomografia computadorizada

Além de consultas com especialistas, os pacientes fazem na policlínica regional exames complexos, que antes não eram realizados na rede pública da região. É o caso da tomografia computadorizada. Outros exames especializados que ajudam na qualidade e definição dos diagnósticos ofertados na policlínica são eletrocardiograma, eletroencefalograma, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, audiometria, ecocardiograma. Só em equipamentos que permitem a realização desses e outros exames o governo do Estado investiu R$ 4.453.725,00.    

Os serviços que a população da 15º Região de Saúde conhecerá a partir desta sexta-feira com a inauguração da policlínica regional já são realidade em 17 regiões onde o governo do Estado entregou policlínicas regionais em Camocim, Tauá, Acaraú, Russas, Baturité, Icó, Pacajus, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Campos Sales, Caucaia, Barbalha, Tianguá e Iguatu. Há mais quatro unidades para serem inauguradas em Limoeiro do Norte, Canindé, Maracanaú e Crato.      

Rede de assistência

Segundo o governo do Estado, a nova rede de assistência à saúde em Crateús, que atende toda a população dos 11 municípios da 15ª Região de Saúde, nos Inhamuns, vai além de uma policlínica. Além da construção de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) regional, que funciona há dois anos, com 33.225 atendimentos realizados, e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), inaugurada e aberta há dois meses, com 6.913 atendimentos feitos até a manhã de terça-feira, 11 de março.

De acordo com a Sesa, como ocorreu em Crateús, sede da 15ª Região de Saúde, o governo do Estado construiu nova rede de assistência nas 22 Regiões de Saúde em que o Estado do Ceará está estruturado. A nova rede, em todo o Ceará, inclui 22 policlínicas regionais, 19 Centros de Especialidades Odontológicas com 18 já inaugurados. O compromisso do governador eram 18 CEOs, mas no ano passado ele anunciou a construção de mais um CEO regional em Campos Sales, no Cariri.

A nova rede de assistência é formada ainda por hospitais regionais, com dois em funcionamento, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em, Sobral, e o terceiro, o Hospital e Maternidade do Sertão Central, em construção em Quixeramobim. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) para casos de urgência e emergência também integram a nova rede de assistência do Ceará. Há 18 em funcionamento. 

Homenagem

A policlínica regional em Crateús recebe o nome de Raimundo Soares Resende. Ele nasceu em Ipueiras, em 1903, mas aos 25 anos de idade passou a residir em Crateús. Foi líder político na região do Sertão dos Inhamuns, sendo prefeito por duas legislaturas, quando construiu a Maternidade Gentil Resende.  Durante três legislaturas consecutivas foi vereador e presidente da Câmara Municipal. 

FONTE: Assessoria de Comunicação da Sesa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário