Gallery

sábado, 26 de abril de 2014

Saúde de Crateús abre as portas neste sábado, 26, para vacinar contra gripe

Para reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes de infecções pelo vírus da influenza, está ocorrendo a Campanha Nacional de Vacinação, realizada pelo Ministério da Saúde. A campanha prossegue até 9 de maio. Quem deve se vacinar? Foram definidos grupos prioritários. São oito públicos prioritários:

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- Gestantes;
- Puérperas até 45 dias após o parto;
- Idosos de 60 anos e mais;
- Portadores de doenças com comorbidades (devem apresentar receita médica);
- Indígenas;
- Trabalhadores das unidades de saúde;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

Em Crateús, a meta é vacinar 80% do público-alvo de cerca de 22 mil pessoas.

Neste sábado, 26 de abril, é o dia "D" da mobilização nacional para atrair o maior número de pessoas dos grupos prioritários aos postos de vacinação. Na sede do município de Crateús, os postos de saúde estarão abertos até as 17h; na Zona Rural, os locais de vacinação funcionarão até as 15h.

A vacinação é a principal prevenção contra a influenza. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a previsão é de que 5 a 15% da população sejam acometidos e que, globalmente, a influenza, doença respiratória infecciosa de origem viral provoque 3 a 5 milhões de casos graves e 500 mil mortes todos os anos. A transmissão do vírus influenza, que causa febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, ocorre através do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou por meio de mãos ou objetos contaminados quando entram em contato com os olhos, boca, nariz.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário