Gallery

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Servidores municipais de Independência (CE) entram em greve geral por tempo indeterminado

Luta é para pagamento de salários atrasados, cumprimento da Lei Nacional Piso do Magistério,  reposição salarial para todas as categorias, plano de carreiras para todos os servidores e adicional de insalubridade. 

10/04/2014. Assembleia geral dos servidores de
 Independência. FOTO: Socorro Pires
Os servidores municipais de Independência, nos Sertões de Crateús, decidiram entrar em greve geral, por tempo indeterminado. A categoria não aceita mais esperar do poder público, as propostas de reposição salarial e de avanços em outros direitos trabalhistas. Em assembleia realizada no último domingo (6), os trabalhadores decidiram dar início ao movimento paredista na quinta-feira (10).

Segundo João Teixeira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Independência (Sindspumi), até o momento, a única proposta da Prefeitura aos trabalhadores foi a reposição salarial de 8,32% para os professores com Ensino Médio, não contemplando, contudo, os demais docentes. O sindicalista destacou ainda que o valor só foi apresentado no dia 25 de março, um dia após a paralisação dos servidores no município, e que o poder público não negociou esse percentual com o Sindicato, mas o impôs por meio de um decreto municipal.


10/04/2014. Reunião de negociação entre servidores de
Independência e gestão municipal.
O sindicalista avaliou como difícil a condução da Prefeitura nas negociações com os servidores. “É uma postura de coronelismo”, comparou. “Não negociam e ameaçam as pessoas a não fazerem greve”, ressaltou, exemplificando o ofício emitido nesta semana pelo secretário de finanças, pelo qual ele ameaça descontar os dias não trabalhados daqueles servidores que aderirem à greve.

Na manhã de quinta, no Centro Pastoral, ocorreu assembleia geral, em que foi reafirmada a decisão da categoria de paralisar suas atividades até que as reivindicações sejam atendidas. Ainda na quinta, à noite, houve nova mesa de negociação entre representantes do movimento e da gestão municipal, com a participação do Sindicato dos Professores de Crateús, que apoia a luta dos servidores. Pela administração, participaram o chefe de gabinete do prefeito, Joelson Sales, o líder do prefeito na Câmara, vereador Ciro e a contadora da Prefeitura, Adriana Evangelista. Junto ao Comando de Greve, a administração comprometeu-se a dar uma resposta até a tarde desta sexta-feira (11) sobre a possibilidade de retirada das faltas postas nos grevistas, mas o compromisso não foi cumprido. Não houve qualquer avanço quanto à pauta de reivindicação dos servidores.


Reivindicações

Os servidores municipais de Independência reivindicam  o pagamento dos salários de dezembro de 2012 para as categorias da Saúde que ainda não o receberam (o pagamento seria efetuado por categoria e, desde julho de 2013, não foi mais efetuado); respeito à Lei Nacional do Piso do Magistério; promoção dos professores pela via acadêmica; organização do calendário de pagamento; reposição salarial para todas as categorias; plano de carreiras para todos os servidores (há somente para o Magistério) e adicional de insalubridade.

Com informações da Fetamce
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário