Órgãos federais e estaduais lideram o ranking dos 100 maiores litigantes da Justiça. Os setores públicos da esfera federal e dos estados foram responsáveis por 39,26% dos processos que chegaram à Justiça de primeiro grau e aos Juizados Especiais entre janeiro e outubro do ano passado. É o que revela a pesquisa 100 Maiores Litigantes – 2012, divulgada ontem, 29, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O setor público e os bancos são os setores que lideram a lista dos maiores litigantes, respondendo por 76% dos processos em tramitação. O campeão de processos é o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O órgão respondeu por 4,38% das ações que ingressaram nesses três ramos da Justiça nos 10 primeiros meses do ano passado.
Esta é a segunda vez que o CNJ elabora a relação dos 100 maiores litigantes do Poder Judiciário brasileiro. A primeira lista foi divulgada no ano passado e teve como foco o estoque de processos em curso no Judiciário até 2010. No ranqueamento do ano passado, o INSS também aparecia na liderança.
Na edição deste ano, atrás do INSS, aparecem a BV Financeira (1,51%), o município de Manaus (1,32%), a Fazenda Nacional (1,20%), o estado do Rio Grande do Sul (1,17%), a União (1,16%), os municípios de Santa Catarina (1,13%), o Banco Bradesco (0,99%), a Caixa Econômica Federal (0,95%) e o Banco Itaucard S/A (0,85%), respectivamente ocupando da segunda à décima posição.
FONTE: Agência CNJ de Notícias, com informações do TJRJ