Gallery

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sindicato dos Professores de Crateús: Socorro Pires é eleita presidente

Socorro Pires e Edílson Martins

Nesta quinta-feira (29), ocorreu a eleição da nova Diretoria do Sindicato dos Professores de Crateús, gestão 2013 a 2015. Ao contrário do pleito passado, em que o professor Edílson Martins (atual presidente da entidade) não teve adversário, uma chapa oposicionista foi montada. De um lado, a proferssora Socorro Pires, que encabeçou a Chapa 1 ao lado de Edilson Martins; do outro, a Chapa 2, tendo Jurimar Sampaio como o candidato a presidente e Joelma na vice.

A Chapa oposicionista perdeu fragorosamente. Num total de 432 votantes, a Chapa 1 obteve 313 votos (72,45%) contra 115 da Chapa 2 (26,62%); 4 votaram branco/nulo.

A Chapa de oposição surgiu a partir da frustração dos apoiadores do candidato do PMDB à Prefeitura de Crateús, Ivan Monte Claudino, derrotado pelo atual prefeito, Carlos Felipe (PCdoB). Na concepção dos partidários do PMDB, a derrota de Ivan é resultado direto da candidatura da professora Adriana Calaça, candidata a prefeita pelo PSOL e membro da atual Diretoria.

A Chapa 2, concebida a partir da união de apoiadores do Ivan e da gestão municipal, que tenta a todo custo destruir as entidades representativas dos servidores públicos municipais, trouxe a política partidária para a campanha, utilizando o discurso de que o Sindicato é utilizado como palanque eleitoral do PSOL. 

Na perspectiva de derrotar a atual Diretoria, a administração municipal de Crateús apoiou fortemente a chapa 2, que ainda contou com o apoio do vereador Antônio Luiz Jr.  Para o pai do vereador, Antônio Luiz, vice de Ivan na disputa pela Prefeitura, derrotar a atual Diretoria seria uma questão de honra.

Socorro Pires, já experiente na luta sindical e primeira mulher a presidir a entidade, tem a difícil missão de substituir o professor Edílson Martins, reconhecidamente um dos maiores líderes sindicais do estado. Sob a liderança do professor,  o Sindicato dos Professores de Crateús tornou-se referência na luta sindical em todo o Ceará. A vitória da entidade sobre a gestão municipal de Crateús no Tribunal de Justiça, por exemplo, disputa relativa à última greve, em que os professores ocuparam a Secretaria Municipal de Educação, é histórica e tornou-se uma jurisprudência na Corte.

A vitória esmagadora da Chapa 1 expressa a aprovação inconteste do trabalho da atual Diretoria e evidencia a unidade da categoria, que manifestou claramente a sua vontade: continuar na luta

Um comentário :

  1. oh lapada lapada lapada lapada, esse povo do DEM não ganha nem eleição de sindicato

    ResponderExcluir