Gallery

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestações chegam a Crateús. Estudantes protestam na Câmara Municipal

Dezenas de estudantes crateuenses protestaram na noite desta quinta-feira (20) na Câmara de Vereadores, que realizou sessão conjunta com os parlamentares de Novo Oriente para discutir a transposição das águas do açude Flor do Campo, que abastece Novo Oriente, Quiterianópolis e o distrito de Santa Tereza, em Tauá, para o reservatório Carnaubal, em Crateús, que está praticamente seco. Os manifestantes, que irromperam nas dependências da Casa cantando o Hino Nacional, lotaram a plateia. 

O foco principal da manifestação foi a seca. Cobraram ações mais efetivas contra a estiagem e construção de adutora para a transferência da água de Novo Oriente a Crateús. Os jovens reivindicavam, ainda, maior eficiência no funcionalismo público e melhorias nos serviços de saúde e educação.

Seguindo a linha apartidária, que vem caracterizando os protestos Brasil afora, os manifestantes rotularam de "oportunistas" e vaiaram aqueles parlamentares que tentaram usar o movimento para atacar adversários políticos.

Exigiram falar na tribuna e a Mesa Diretora concedeu espaço a dois representantes do grupo, que cobraram dos vereadores propostas para o enfrentamento da estiagem. Indagaram acerca das medidas concretas que estão sendo tomadas. Alesson Coelho, vereador por Crateús, respondeu que o objetivo da sessão conjunta era apreciar moção de apoio ao movimento contrário à liberação da água do Flor do Campo sem adutora e entregar o documento, assinado por todos os camaristas (crateuenses e novorientenses), amanhã (21), ao governador Cid Gomes, durante sua visita à Novo Oriente.


Este foi o primeiro dia de manifestações em Crateús. Nesta sexta-feira (21), um grande ato público está sendo organizado, principalmente pelas redes sociais. É o "Dia do Basta". Até agora, mais de 900 pessoas já confirmaram presença no evento, que pretende mobilizar a população crateuense em prol da oferta de melhores serviços públicos e maior eficiência administrativa por parte dos governantes.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário