Gallery

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Educação de Crateús entra em greve

Os professores da rede pública municipal de Crateús paralisaram suas atividades, por tempo indeterminado, nesta quinta-feira (15). O movimento paredista foi decidido em assembleia extraordinária ocorrida na última sexta-feira (9). A luta é por aumento salarial. Os professores reivindicam 16,58% de reajuste salarial para os docentes de Nível Superior e aumento de 25% nos valores referentes à ajuda de custo, destinada aos profissionais que ensinam em escolas distantes de onde residem. A secretária de Educação do município propõe apenas 7% de reajuste.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Professores, Edilson Martins, pelo menos 70% dos professores efetivos aderiram ao movimento paredista, que prevê a realização de atos públicos nos próximos dias.

A gestão municipal provocou o Ministério Público, que agendou para a próxima terça-feira (20) audiência pública para discutir a greve.

No último dia 28/04, o MEC divulgou a Portaria nº 364, que retifica a consolidação das receitas do Fundeb de 2013, registrando crescimento do valor mínimo de 13,22% em relação ao consolidado de 2012. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), esse deveria ser o percentual aplicado ao piso do magistério, em 2014, seguindo a metodologia indicada pela Advocacia Geral da União (AGU) e o MEC. Em janeiro deste ano, contudo, o MEC reajustou o piso em apenas 8,32%. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário