Gallery

quinta-feira, 12 de março de 2015

Crateús em alerta contra a dengue e chikungunya

Existe risco elevado de epidemia de dengue em Crateús. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do município, o índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, alcançou níveis considerados alarmantes. E há outra ameaça à saúde dos crateuenses: a febre chikungunya, também transmitida pelo Aedes aegypti, causa dores articulares consideradas excruciantes, que podem perdurar por anos após a infecção. E o pior: uma mesma pessoa pode ser acometida pelas duas enfermidades ao mesmo tempo! Para evitar epidemias de dengue e chikungunya, a destruição dos criadouros do mosquito transmissor é imprescindível, o que só é possível se houver engajamento de todos nós.

De acordo com o Levantamento de Índices Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), concluído na última semana em Crateús, o índice de infestação do mosquito no município é de 6,7%. Segundo o Ministério da Saúde, o índice utilizado no LIRAa leva em consideração a percentagem de casas visitadas com larvas do mosquito. Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. Crateús, portanto, está em situação de risco para a ocorrência de epidemias. Em comparação ao último levantamento, realizado em janeiro, o aumento foi de mais de 1000%.


A causa dessa elevação tão expressiva no índice de infestação do Aedes aegypti em Crateús é o desabastecimento hídrico. A falta d'água fomentou a população a armazenar grandes volumes do líquido, comumente acondicionado de forma inadequada em vasilhames não vedados, propiciando o ambiente favorável à proliferação do mosquito.

Diante do risco de epidemia, a população crateuense precisa estar alerta para os sinais e sintomas da dengue e engajar-se no combate aos criadouros do mosquito transmissor, localizados, em sua maioria, no ambiente doméstico.

Nos adultos, a primeira manifestação da doença é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.

Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada de apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não.

Em sua forma mais grave (hemorrágica), a dengue pode matar. Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, portanto, necessitam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar antitérmicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, ibuprofeno, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue. Por isso, é importante procurar imediatamente um serviço de saúde.

Além da dengue, há um outro motivo para a população crateuense declarar guerra ao Aedes aegypti: a febre chikungunya, cujo vírus causador também é transmitido pelo mosquito.

Nos últimos anos, inúmeros casos de chikungunya (chicungunha, aportuguesando) foram registrados em países da Ásia e da Europa. No Brasil, casos de chicungunha já foram registrados no estados do Amapá, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Roraima.

A febre chicungunha é muito parecida com a dengue, mas não apresenta forma hemorrágicaNa fase aguda, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse, aliás, é o sintoma mais característico da enfermidade: dor muito forte nas articulações, tão intensa que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.


Para piorar ainda mais a situação, um mesmo mosquito pode portar os vírus causadores de ambas as doenças e uma mesma pessoa pode ser acometida pelas duas enfermidades concomitantemente, motivo pelo qual os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti devem ser redobrados. O momento é de preocupação e a população crateuense precisa estar alerta contra a dengue e chicungunha. Combatê-las é responsabilidade de todos nós.

Um comentário :